segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Finalmente O Mistério do Cinco Estrelas Vai Virar Filme

por
Corto de Malta


As aventuras de Leo, Gino e Ângela chegarão aos cinemas.


Uma das obras-primas do mestre Marcos Rey na Série Vaga-Lume, a famosa coleção de livros infanto-juvenis da Editora Ática, o livro O Mistério do Cinco Estrelas teve os direitos comprados pela produtora RT Features que planeja uma adaptação para o cinema.

 Segundo o Omelete, o produtor Rodrigo Teixeira teria dito:
"O sonho da viúva de Marcos Rey, a Palma, é assistir a história nas telas."
Inegavelmente os livros do Marcos eram o carro-chefe da Série Vaga-Lume, com suas historas cheias de estilo e ação quase sempre tendo São Paulo como cenário. Lendo os livros dele você sentia como se conhecesse a cidade mesmo sem nunca ter ido lá.

A Vaga-Lume, por sua vez é a Coleção mais lembrada quando se trata de literatura para jovens no Brasil, mas nem de longe foi a única. Ao lado de outros grandes autores da literatura juvenil brasileira (tão desprezada pela grande mídia) como Stella Carr, Pedro Bandeira, João Carlos Marinho, Ganymédes José, entre outros, Marcos Rey emplacou muitos sucessos com o público juvenil e foi um dos responsáveis por transformar a garotada de várias gerações em leitores vorazes.


O Mistério do Cinco Estrelas é o primeiro de quatro livros que seguem as aventuras dos mesmos três detetives amadores,  o jovem Leo, seu primo cadeirante Gino, e sua eterna "quase-namorada" Ângela. Os outros são O Rapto do Garoto de Ouro (na minha opinião o melhor!), Um Cadáver Ouve Rádio e Um Rosto no Computador. Nessa primeira aparição Leo, um simples mensageiro do suntuoso Emperor Park Hotel (o Cinco Estrelas do título) testemunha um assassinato cometido por uma importante figura pública conhecida como o Barão dentro de um quarto do hotel onde trabalha.

A partir daí sua vida vai se transformar num inferno sendo perseguido pela polícia e por uma grande organização criminosa, contando apenas com ajuda de alguns poucos amigos que ainda acreditam nele. Como o autor disse, sua idéia era mostrar uma história de Davi Contra Golias, o mais fraco contra o mais forte, e com isso criou um verdadeiro clássico do gênero no Brasil.

A RT Features busca agora um diretor para o projeto, que já sonho antigo de muita gente. Só procurando pela web eu achei uns CINCO videos amadores de fãs com uma amostra do que seria uma versão em longa-metragem da obra.

7 comentários:

Unknown disse...

Me sinto envergonhado de verdade por nunca ter lido nada dessa série, torço pra que vá pra frente o projeto.

Unknown disse...

Tomei gosto pela leitura com a série vagalume e o mistério do cinco estrelas é um de meus favoritos. se bem feito vou até vencer meu bloqueio em ver filmes nacionais no cinema e assistirei com certeza

Rafael Tekken disse...

Me Lembro que tinha (ou ainda posso ter) um livro dessa editora, e se chamava O Jogo do Camaleão. Se não me engano, o livro era de Marçal Aquino (ou algo do tipo) e para mim foi uma descoberta, pois nunca tinha visto um livro brasileiro com tanta riqueza.

Se não me engano, na biblioteca da escola, exite esse livro, e se ele for do mesmo nivel dos livros publicados por essa editora, aposto que dará um bom filme.

ANTONIO NAHUD disse...

Rapaz, sou fã de Corto Maltese...
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

wabriel disse...

ja li, mto bom

Alice disse...

Eu só espero que o filme seja FIEL ao livro, de verdade. Mal posso esperar.

jorgefernando disse...

esse livro e show gostei muito!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.