sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem Vigia A Globo ?



O título deste post é uma referencia à frase "Who Waches the Watchmen(Quem vigia os vigilantes?)?" que pertence à Watchmen a história considerada por muitos como uma das mais importantes já criadas.Mas o que a Globo tem a ver com isso?

Ontem dia 04 de Agosto após o capítulo da novela "O Astro" ir ao ar começaram a surgir comentários de um plágio cometido pelos autores da novela.

O caso é que no capítulo em questão foi exibida a cena em que o personagem Salomão Hayala vivido por Daniel Filho é assassinado sendo jogado de uma janela. Uma cena que é muuuuito semelhante à morte do Comediante(Jeffrey Dean Morgan) logo no início de Watchmen. A cara de pau foi tanta que até um botão faz o papel do botton do personagem.

Ao ver a cena fica evidente que não se trata de uma mera coincidência. Tá certo que novela não é produzida para um público lá muito esclarecido e levando-se em conta que "O Astro" é um Remake de uma novela de 1977 não poderia esperar muita originalidade mesmo.Mas será que a emissora do Plin Plin achou que ninguém iria notar? Ou seria uma homenagem? Eu opto pela primeira opção.

Veja a cena de "O Astro" no Site oficial da emissora e depois veja a cena de Watchmen aqui e tire suas próprias conclusões.

Já não se fazem mais novelas de crimes como A Próxima Vítima.

14 comentários:

Bruna Andrade disse...

Que VEXAME! Não assisti à novela nem ao filme (ainda) mas o plágio é gritante. Só pelo botão voando que não tem nada a ver com a cena, quem já viu o botton de Watchmen já vê que tem algo errado.

Além disso, que cena mais mal feita!

E eu achando que eles conseguiriam se redimir com Cordel Encantado...


allstarejeans.blogspot.com
cacotopico.blogspot.com

Corto Blog Maltese disse...

Na verdade isso é praxe na Globo. Em Suave Veneno existe uma sequência inteira com a Glória Pires que plagiava uma cena de Um Corpo que Cai com a Kim Novak, onde ambas as personagens revelam sua verdadeira identidade pro público através de uma carta para o protagonista, mas no fim se arrependem e jogam a carta fora.

Unknown disse...

Isso tem um simples nome: PLÁGIO!!! (alguém ta querendo brincar de Zack Snyder, ou de Dave Gibbons, se levar em conta que o enquadramento criado, foi primeiro feito pelo desenhista!)

Alê disse...

Descontando os efeitos da época, ouvi dizer tem uma cena exatamente idêntica na primeira versão. Creio a atual novela copiou o Watchmen, mas a tanto a antiga e o filme plagiaram a cena de um longa ainda mais antigo.

Anônimo disse...

A Globo não cria nada a muito tempo. Insensato Coração, por exemplo, tem várias coisas de Vale Tudo.

Alê disse...

Ah, citei apenas o filme porque imagino que se o que dizem sobre a primeira versão é verdade, o diretor de Watchmen deve ter aproveitado a cena dos quadrinhos para fazer alguma "homenagem" a algum famoso ou injustiçado longa da Era de Ouro do Cinema ao quao desconheço. De qualquer modo, ótimo título esse da postagem!

Alê disse...

Fabiano, tanto Insesato Coração quanto O Astro me lembram O Conde de Monte Cristo. Vale Tudo não lembro direito, mas fica uma ressalva: geralmente acho as novelas das 9 o câncer desse segmento. Ô coisinha ruim! Hehehe!

Rafael Tekken disse...

KkKKKkKkK,só posso rir mesmo! Já não é de hoje que isso acontesse.A própria globo já fez isso,e tambem a sua maior concorrente,a Record(se bem que Mutantes era bizarro o bastante para fazer isso...).

Corto Blog Maltese disse...

Lembrei de outro caso: O Gilberto Braga falou abertamente que Celebridade era "inspirado" em A Malvada com a Bette Davis.

Isso sem contar quando vestiram a Flora de enfermeira em A Favorita, exatamente na época de maior sucesso do Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Mas o mais bizarro foi uma coluna do Jornal Extra hoje falando que a cena da morte do Salomão foi fraca. kkkk

Anônimo disse...

E foi fraca mesmo. Eu revi Vale Tudo no canal Viva há pouco tempo e a morte da Odete Roitman filmada há décadas foi bem mais impactante do que essa aí de O Astro.
Sem falar que a Regina Duarte está muito estranha.

Unknown disse...

E tem a clássica Abertura de Armação Ilimitada que, dizem, a Globo não pagou nada pra usar a música "say what you will" da Fastway http://www.youtube.com/watch?v=D5_oPyavUaw

L disse...

Não se esqueçam que em Vamp, quando Vlad leva uma flechada, ele começa a se transformar em cada um dos vampiros, num efeito imitando o "Black or white" do Michael Jackson. Mas imaginem a beleza que ficou.

Toon Link, ou o Jonathanzzz disse...

eu achei que foi uma referência e não pagio já que nem tentaram esconder.

o problema é que a cena foi muito mal feita mesmo

Fabiana Soliana disse...

Tbm achei que foi uma referencia e não plágio, podemos dizer que é uma inspiração....quanta gente não assistiu à metade das novelas e filmes que a Globo se inspira e acha um máximo, sem mesmo saber que foi feito a partir de uma inspiração.....e acho ótimo revivermos momentos tão legais e interessantes....
acho que o pior de tudo é vcs acharem que a Globo não percebeu isso....

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.