sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Climatinê - Super 8

por
Toon Link


Há muitas semelhanças entre Super 8 e Star Trek, o filme de 2009 também dirigido por J. J. Abrams, não só porque ambos são ótimos filmes de aventura com personagens marcantes, mas porque são ótimos filmes sobre os sentimentos particulares dos protagonistas e assim soam muito mais verdadeiros.


Sinopse: Super 8 fala de um grupo de adolescentes que estão filmando um filme amador com uma câmera Super 8 e que na gravação de uma das cenas presenciam um acidente de trem que gera uma sequência de situações misteriosas envolvendo a cidade.




Um grande problema nos blockbusters atuais, além da falta de criatividade é que há pouco compromisso com a qualidade do produto final, e isso incentivado por um público que diz coisas como "que idiota espera roteiro de um filme de robôs gigantes saindo no braço?", e nisso dá gosto de ver um filme de gênero feito por alguem que realmente gosta da história que está contando e do que está filmando.

Tanto que o roteiro do filme é muito bem escrito e sobram detalhes para reforçar a história, aqui muito bem foi usado o recurso de entregar apenas pequenas informações para manter e prolongar o impacto.



Super 8, não só por ser um filme referencial, relembra bons momentos dos filmes de aventura oitentistas e em outros segue seu próprio caminho.


Valem palmas para o elenco juvenil, todos muito bem e à composição musical de Michael Giacchino, homenageando as contribuições do mestre John Williams, mas tomando seu próprio rumo e solidificando cada vez mais seu nome como o principal jovem compositor "de Hollywood".






Super 8 não foi um filme pra mudar nada, nem pra revolucionar um gênero, talvez se torne um filme ícone para uma nova geração, isso só o tempo vai dizer, mas não é um filme perfeito e tem lá seus pequenos defeitos. Mas independente disso Super 8 mostrou que às vezes é preciso apenas do bom e simples velho cinema pra fazer valer à pena pagar um ingresso de cinema, principalmente numa época de disparidade do cinemão onde geralmente ou saem filmes completamente acéfalos (criticados por parte do público) ou as peças engenhosas do Christopher Nolan (que acabam tambem sendo criticados por parte do público).



J. J. Abrams é como um "lado B" de um Spielberg que se perdeu no tempo (e que espero que retorne com As Aventuras de Tintin), é um cara que realmente está mostrando como uma boa sessão de cinema deve ser em meio a um mercado de cinema cada dia mais mercenário, pasteurizado e com gente sem a mínima vontade de oferecer um produto de qualidade.


A única coisa que eu lamento é o trailer grande do filme entregar muita coisa sobre ele e sobre cenas importantes do filme inteiro.


Nota: 8

4 comentários:

Renver disse...

Estranho toda a crítica tá fazendo ótimas resenhas desse filme... mas todos os meus amigos que foram ver (alguns deles com gostos parecidos com o meu) acharam o filme maçante e medíocre...

Uma das principais críticas é que o filme não se resolve no desenvolvimento da trama... ora nos garotos, ora no monstro.

Toon Link disse...

Cara, o filme tá longe de ser muito inovador e eu até entendo as pessoas que falaram mal.

O mistério tem um problema e a trama do garoto e do pai dele tem outro.

Otavio Almeida disse...

Gostei de "J.J. Abrams é um Lado B de Steven Spielberg". Esse é o caminho, cara! Muito bem!

E sobre os comentários, inovador, o filme não pode ser, afinal é uma homenagem assumida a um grande diretor e produtor.

Abs!

Pedro Vinícius disse...

Toon,
concordo com você: A forma como 'Super 8' se desenrola lembra muito 'Star trek', o que prova que o filme não é apenas uma cópia dos de Spielberg.
Também gostei de "J. J. Abrams é como um "lado B" de um Spielberg que se perdeu no tempo".
E fico feliz por mais alguém ter reparado na trilha de Giancchino, ao invés de choramingar pela ausência Willians.
Enfim, como você disse, 'Super 8' destaca-se por ser verdadeiro, focar-se nos personagens... e isso falta aos filmes 'pipoca' de hoje.
Boa crítica.

Espero que possa conferir a minha:

http://dimensaocinema.blogspot.com/2011/08/super-8.html

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.