segunda-feira, 18 de julho de 2011

Climatinê: X-Men - Anime

por
Renver
X-men anime foi lançado em 1º de Abril de 2011, faz parte da parceria da Marvel com o estúdio japonês Madhouse (responsável por animes como Metrópolis - 2001, Gungrave - 2003, Death Note - 2006). Eu tive o prazer de acompanhar todos os episódios, e digo que de longe é o melhor resultado da parceria Marvel e Madhouse.


X-men demonstrou ter um roteiro mais coeso e palatável para os padrões ocidentais, talvez isso se deva ao envolvimento de Warren Ellis no projeto. Vejam bem, os outros animes já lançados não eram ruins, mas definitivamente não eram os heróis Marvel que conhecemos. Os animes dessa parceria são Homem de Ferro, Wolverine, X-men e Blade (o qual não posso dar o meu parecer, visto, ainda estar em andamento).










A Trama:
Tudo começa com os X-men "lutando" contra Jean Grey transformada em Fênix Negra. E assim como na HQ a Fenix acaba morrendo, deixando os X-men extremamente abalados, principalmente o Ciclope que fica parecendo um mendigo emo depressivo na floresta.













Um ano se passa e o professor Xavier se depara com um incidente estranho no Japão, o desaparecimento da jovem mutante Hisako Ichiki. Separados desde os acontecimentos com Jean, o professor faz de tudo pra reagrupar os X-men com a intenção de resgatarem Hisako. Tempestade, Wolverine e Fera atendem ao chamado, e com muito sacrifício (e uma "ajudinha" do Wolverine) conseguem tirar o Ciclope da fossa.







Os X-men vão pro Japão, enfrentam os U-Men, um culto lunático que rouba e transplanta órgãos mutantes para reforçar suas fileiras. Descobrem um antigo romance do professor Xavier. Encontram a Hisako Ichiki (que se torna a mutante Armadura) e de brinde vem a Emma Frost.









Finalmente alguns fatos do passado envolvendo a Fenix são revelados, trazendo à tona um perigo imediato de proporções apocalípticas (esqueça o vilão Apocalipse, apenas não achei um termo melhor).


Tentei fazer um breve resumo da trama sem soltar spoiler, agora fiquem com a lista de episódios:

01 - The Return - Joining Forces
02 - U-Men - Mutant Hunting
03 - Armor - Awakening
04 - Transformation - Secondary Mutation
05 - Power - Unity
06 - Conflict - Contested
07 - Betrayal - Shock
08 - Lost - Signs
09 - Revelations - From Behind the Scenes
10 - Countdown - Truth
11 - Revenge - End
12 - Destiny - Bond

Desses 12 episódios (quantidade padrão da parceria Marvel e Madhouse). Destaco o episódio 05 em que Ciclope confronta a novata Armadura num teste pra que ela aprenda a controlar os seus poderes. E de certa forma o tema "controle o seu poder ou o seu poder controla você" permeia toda a série.












Esse anime tem um desenvolvimento lento (até o 4º episódio), mas depois a série ganha um ritmo muito dinâmico, agradável que simplesmente deixa você na fissura pro próximo episódio. Mesmo dando destaque pra Hisako (afinal ela é a personagem japonesa), conseguem focar bem as características dos outros membros principalmente o Ciclope, dá gosto de ver ele nesse anime! Sério aqui ele é um líder de verdade. O Wolverine tá bem diferente da aberração que foi o seu anime solo. Pra encerrar esse aspecto posso dizer que caracterização dos outros X-men junto com as cenas de ação são muito competentes.


Minha única reclamação que infelizmente nos dois últimos episódios (na verdade da metade do 10º episódio em diante) o anime assume totalmente sua veia nipônica, meu deus, o que são aqueles diálogos intermináveis!? E também tenta forçar um sentimentalismo no telespectador que simplesmente não desce... No entanto, mesmo nesses episódios o anime ainda consegue manter a qualidade, ainda mais pelo traço, reparem na Yui Sasaki (a ex namorada do Xavier) como é diferente o traço dela normal e dela amargurada, mérito dos desenhistas.









Bom pessoal, minhas considerações são essas, dou nota 8 pelo conjunto da obra, o único pecado foi o final arrastado (que não é de todo ruim). Os fãs do X-men perceberam que o mote final do anime pegou influência direta de uma famosa saga do final dos anos 70. O anime deixou gancho pra uma ótima continuação, que provavelmente não vai ocorrer. É uma pena e vejam porque eu falo isso:

Até a próxima!

6 comentários:

Anônimo disse...

OLOKO MIR que loko
vo assistir mano muito loko

Alex [[SkyFox]] disse...

Só vi os primeiros episódios.
To meio sem saco pra baixar o resto :/

Edu Aurrai disse...

Não tenho mais saco pra animes, mas sei lá, acho que fiquei com vontade de dar uma conferida nesse.

MrJTCarioca disse...

Eu Gostei bastante do Anime, gostaria de ver outros presonaens classicos como Vampira, Colossus, Gambit, Noturno, Kitty Pryde e Homem de Gelo em uma possivel 2° temporada!

Unknown disse...

Um dia verei, espero que saiam mais adaptações desse tipo. Boa análise Renver!

Unknown disse...

muito bom o texto rachei na parte do cilope pareendo uma mendigo emo depressivo kkkkk e po tem q haver uma continuaçao eles deixaram aquele final como uma nova temporada e pra nova temporada gostaria de ver os personagens q restaram do filme x-men confronto final

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.