segunda-feira, 4 de julho de 2011

Da Prensa: A Batalha do Apocalipse

por
Renver
Tive a experiência de ler um dos melhores romances atuais da nossa literatura (que sejamos francos é carente de historias de ficção/ação/aventuras), A Batalha do Apocalipse - A Queda Dos Anjos Ao Crepúsculo Do Mundo. Como o próprio nome sugere, aborda a historia de anjos, demônios, e outras criaturas espirituais (geralmente espíritos pagãos) mostrando todo o conflito, a convivência e a cumplicidade entre esses seres ao longo da história humana.

Podemos dizer que a nossa historia é vista pelos olhos de Ablon, o general Querubim, líder da primeira conjuração contra a liderança de Miguel (um dos Arcanjos). Desde então ele e seus apoiadores (outros 18 anjos renegados) foram expulsos do céu, logo após o dilúvio bíblico. E assim a história de Ablon se intercala com os eventos mundiais, lutando e fugindo dos seus inimigos, tentando a todo custo proteger aqueles a quem estima.

Sobre o livro:
A Batalha do Apocalipse tem a sua densidade bem definida (não é uma leitura fast-food), personagens interessantes e uma ótima ambientação... Pra vocês terem uma idéia, sempre que converso com o dono da livraria (aonde comprei o livro) ele me diz que muitos compram e depois acham a leitura muito complexa. Que não deixa de ser verdade (graças a Deus). Pra ajudar o livro conta com um Glossário de Termos e uma Linha do Tempo dos eventos.

O autor, Eduardo Spohr, soube magistralmente enriquecer os conceitos (clichês) religiosos e apocalípticos, com um enorme trabalho de pesquisa, desde a Bíblia, Cabala, livros obscuros sobre tradições/crendices judaicas, mitologia pagã até ambientação histórica. A ambientação (seja histórica ou fictícia) é o grande mérito do livro, o autor trabalha muito bem com a imaginação do leitor fazendo-o visualiar detalhes arquitetônicos da cidade de Babel, os costumes romanos, uma embarcação de escravos, a rotina de um monastério medieval, etc.

Outro ponto interessante é o quase constante uso da linguagem formal (ok, não é nenhum Skakespeare ou Silmarillion) , mas, pelo menos ajudar a enobrecer a obra.

Até o momento o livro teve 4 edições (clique na imagem para ampliá-la):
















Como nem tudo são flores, vamos aos pontos negativos:
- Eu senti falta de alguns diálogos épicos/empolgantes, achei que o livro teve poucos.

- As batalhas (principalmente batalhas grandiosas/longas) em determinados trechos são meio confusas e difíceis de visualizar (acredito que a descrição do autor peca um pouco nelas).

- “Chapa Branca”, por exemplo, a destruição de Sodoma e Gomorra é justificada de uma maneira totalmente diferente do que consta na Bíblia, e sinceramente, nesse ponto a Bíblia não deixa margem pra outra interpretação (embora confesso que nesse ponto o autor tava numa saia justa).

- A mistura de criacionismo com a evolução, pessoalmente achei confuso. Vejam bem, eu preferia mil vezes que ele opta-se por um dos lados, Tolkien fez isso e ficou maravilhoso (pra não dizer poético).


Curiosidades/ressalvas:
- Os arcanjos são 5: Miguel, Rafael, Uziel, Gabriel e Lúcifer.

- Tem uma protagonista feminina maravilhosa e cativante, Shamira.

- Os flashbacks (que são constantes, mas de forma alguma cansativos), muitas vezes são mais interessantes que a historia linear. Neles vemos como Ablon se relacionou com os humanos ao longo da historia, desenvolvendo sua própria humanidade.

- Muitas semelhanças com Cavaleiros do Zodíaco. Longe de ser um demérito, ele pegou as partes boas do mangá/anime. Inclusive a mistura de mitologias.

- Todas criaturas espirituais, sangram e morrem igual aos humanos, desde que sejam atingidos por magia ou por outros seres espirituais.

- Aconselho a lerem o livro de mente aberta. O livro distorce a Bíblia do mesmo jeito que cavaleiros distorce a mitologia grega (não me refiro ao trecho de Sodoma e Gomorra, porque aos mais fervorosos tem coisa muito mais relevante). Antes de ser um demérito pra mim foi uma boa saída de roteiro.

- Aqui 2 links de outras resenhas (que me ajudaram a compor essa) sobre o livro:
Defenestrado e Leiturinhas.


Conclusão:
Acredito que o livro peca apenas por ser o primeiro trabalho de Eduardo Spohr, refletindo suas limitações, no entanto, mostrando um grande potencial por parte do autor. Realmente acompanharia com toda prazer outras incursões literárias desse autor.

E claro não podemos deixar de mencionar o excelente marketing desse livro, que contou até com um podcast da concorrência, (diga-se de passagem, praticamente alavancou as vendas do livro), com audio dramas e trailers, música épica, efeitos sonoros e a com a participação do versátil Guilherme Briggs.

Fiquem com o trailer do livro:


Pra finalizar estou vendendo o meu livro, semi-novo (comprei em março/2011), aos interessados me contatar via orkut/e-mail.

Abraços!!!

18 comentários:

Unknown disse...

Boa análise Renver, você soube apontar bem os pontos negativos (na sua visão, é claro). Eu gostei muito do livro, as lutas são empolgantes "massa, véio", pra mim isso já me faz esquecer qualquer ponto negativo.


Ei Renver, você devia dizer que seu livro vai autografado..................................por você, aí vende fácil.

... disse...

Interessante Renver, alguns amigos me indicaram a leitura desse livro dizendo ser muito bom. E agora lendo seu post acho que vou gostar dos desfechos "diferentes" que o autor dá a passagens bíblicas.
As batalhas, li O senhor da chuva de André Vianco e fiquei apaixonada pela maneira que ele descreve a luta de anjos e demônios com uma pitada de vampirismo.
Você pode confirmar se eu entendi correto o momento que Ablon é expulso do céu, ele passa a proteger/estimar só os 18 renegados que foram expulsos juntos?

Renver disse...

A princípio sim, mas logo ele se apega a determinados seres humanos.

No entanto o livro não mostra esse período inical (ele e seus compatriotas renegados juntos fugindo e lutando aqui na terra).

Anônimo disse...

Não tenho nada pessoal contra o autor do livro “a batalha do apocalipse”, a minha crítica se deu em função do autor se utilizar dos escritos bíblicos e deturpá-lo dentro de uma falta de criatividade.

Não sou ATEU, creio em Deus, e creio que a Bíblia é sua palavra VIVA e EFICAZ, assim como o autor não respeitou a Bíblia, mas simplesmente se utilizou dela para contornar suas idéias “MACABRAS”, contorcendo toda a VERACIDADE da Palavra de Deus, eu como um seguidor DESTA PALAVRA, não poderia me calar diante de tal ATROCIDADE.

Este livro é o cúmulo do absurdo, não tem fundamento bíblico, desta forma não poderia o autor se arvorar das historias da bíblia para alimentar tal livro.

assim como ele teve autonomia de escrever tal aberração, nós os leitores podemos criticar tal escrito.

Sei que pareço rude, entretanto, a questão em pauta é a PALAVRA DE DEUS, e se cremos nela, devemos ser guardiões desta palavra, pois a própria Bíblia, nos diz que com Deus não se brinca, aquilo que plantamos é o que colhemos, a partir do momento em que coadunamos com tal atitude, nos tornamos cúmplice.

A Bíblia é o único livro que nos mostra de forma Clara e cristalina ó ÚNICO Caminho que nos conduz a VIDA ETERNA.
e estes PRECEITOS devem ser resguardados a todo custo.

que Deus lhe dê entendimento.

Augusto.

” a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades que habitam no mundo tenebroso”.

Anônimo disse...

Este livro fere a capacidade intelectual de qualquer um que conheça a Bíblia, pelo menos um pouco.

A aceitabilidade de tal livro se dar justamente porque nós os brasileiros somos analfabetos de bíblia, gastamos tempo lendo qualquer coisa, menos a Bíblia.

AUGUSTO

Augusto.

Renver disse...

Valeu pessoal pelos comentários.

E eu avisei que se a pessoa ficou incomodada só com os fatores mencionados na minha resenha...piora se ler o livro, pelos fatores:

- anjo Gabriel, aonde está Deus e Miguel.

Rock Kun disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rock Kun disse...

Ei anônimo, crer em Deus não significa ter mente fechada, o autor deixou claro que é uma ficção baseada na biblia livro que por si só já passou na mão de muita gente, um livro escrito e editado por homens com algum interesse.
Você está no seu direito de não gostar só acho que devia abrir sua mente um pouco e relaxar, aliás já leu a série "Deixados para trás" é até vendida em livrarias gospel e também é polêmico.

Anônimo disse...

Lilian


Meus caros Andersone e Anônimo.

Olha sei como vocês se sentem, tenho minha religião tudo e realmente a leitura do livro tem alguams horas que meio que choca e você tem que abstrair ou não ler.

Mas faça que nem eu considere ficção...

Mesmo porque, na Bíblia mesmo só menciona 2 anjos Gabriel e Miguel... o próprio Rafael (não aparece na bíblia canônica) só aparece nos livros apócrifos.

E segundo a interpretação que a minha religião tem e eu acredito ser a mais ponderada, Miguel é o próprio Jesus com outro título e função. E não vai longe os próprios anjos do abismo mencionados em Apocalipse Abadon e Apolion são novamente Jesus em outro papel designado por Deus.

Por isso nem esquentei a cabeça com o livro que obviamente primou pelo "massa veio" em vez da espiritualidade em si... Que pra mim tá ótimo dentro do que o livro se propõe a ser.

Abcs

Anônimo disse...

Minha querida e nobre colega Lilian o seu jesus chamado Abadon ou Apolion não é o mesmo JESUS que eu sigo, e eu vou lhe falar porque:
se você tem uma bíblia, abra em apocalipse no capítulo 9, ali fala que quando tocou a quinta trombeta a estrela que caiu do céu abriu o poço do abismo e deste poço saiu GAFANHOTOS que tinham CAUDAS E AGUILHOES como os ESCORPIÕES e estes tinham como Rei o "ANJO DO ABISMO" que se chama Abadom em hebraico ou Apoliom em grego, ou seja, no mundo espiritual dos demônios ele tem uma hierarquia, a bíblia trata satanás como o deus deste mundo tenebroso. Eles são chamados de anjos porque de fato são anjos, não anjos celestiais, mas anjos que foram lançados fora do céu para um futuro iminente num lago de fogo eterno.
Desta forma cuidado querida, a sua temperança pode lhe fazer morna, e o livro de apocalipse fala que aquele que é morno é vomitado da boca de Deus.
antes de ler estas literaturas de inspiração do inferno, leia o LIVRO DE APOCALIPSE, se não entendê-lo, procure uma igreja evangélica séria que estuda a palavra de Deus, e peça que um de seus líderes lhe esclareça as suas dúvidas.

JESUS TE AMA.

Anônimo disse...

ROCK KUN, não poderia de deixar de responder ao seu comentário, eu entendo que ter mente fechada é não conhecer o outro lado da moeda meu caro colega, quando me levanto e questiono as babuseiras escrita no livro em pauta, eu falo baseado no conhecimento que tenho da Bíblia. quando me calo diante desta atrocidade significa que estou fechando a minha mente, e passo a alimentar a minha intelectualidade com este lixo produzido na deturpação daquilo que é o FIRME FUNDAMENTO DA MINHA FÉ, a PALAVRA DE DEUS. Por isso querido colego te aconselho a ler a Bíblia, leia pelo menos o livro de Gênesis e o Apocalipse e verás que a minha fala não é vã.

que Deus te ilumine, do seu colega em Cristo

Augusto.

Alexandre Antunes disse...

Olá pessoal,
Vou tentar expressar um meio termo e não desejo criar polemica, ( alias esse comentário será um pouco diferente do feito no http://lorenti.org/2010/02/03/livro-a-batalha-do-apocalipse .

Eu li o livro e entendo como uma obra interessante, tanto que comprei o segundo livro lançado agora.

Mas também tenho que concordar com o "Augusto" e com a “lilian” e não posso deixar de comentar/ressaltar as heresias do livro.

O meio termo que gostaria de registrar é que realmente a obra é de ficção, romântica até, mas o autor tentar passar algumas informações que à luz da Bíblia e da mitologia Judaico-Cristã não podemos deixar de criticar, menos pelo meu zelo cristão, muito mais pelo fato de que assim como muitos aqui tem consciência de que o escrito é fictício, muitos outros não tem esse censo e, portanto importante ressaltar esse fator.

Por isso acredito importante o PRIMEIRO comentário do Augusto - se você entende que a obra é ficta, ótimo, siga em frente. Mas o comentário é pertinente e deve ser registrado, não direcionado a você, mas aquele que ficou "achando que tipo, pode ser" ...

Digo o primeiro comentário, porque depois se estende a uma discussão inglória onde o foco é discutir uma literatura e não pregar o evangelho e mesmo que tenhamos a oportunidade, CRISTO se prega no amor e não na força das palavras, devemos alertar com mansidão e nos surpreender, pois com comentários pertinentes, podemos levar até os curiosos e mais atento a buscar na bíblia as divergências comentadas e ai encontrar o que hoje para nós é a verdade, mas a forma agressiva tem afastado as pessoas da verdade ...

Na vida espiritual a grande ferramenta do mal é o ilusório ou o engano e podemos ler o que quisermos, mas devemos discernir e reter o que é bom e verdadeiro.

Em tempo cito a frase: “ O mal só triunfará quando as pessoas de bem não fizerem nada...” por isso acho importante o primeiro comentário do Augusto e outros por ai...
Lembre-se que estamos em um universo cibernético e não em uma discussão pessoal...

Abs,
Alexandre Antunes

Thiago Miro disse...

A Conversa esquentou legal. Curti.

Pessoal, vocês estão discutindo crenças e religiões, antes de mais nada o livro é uma ficção, então não importa o que seja dito. Ele poderia até ter escrito que Jesus é filho de um Arcanjo(oh wait, foi o que ele escreveu). Vamo discutir a obra.

Já ouvi neguinho dizer que o livro é mal escrito. Muito mal comparando, Tolkien também foi acusado de não ter imaginação na época dele. Tenho certeza que em 30 ou 40 anos, a Batalha do Apocalipse será um livro mega cultuado.

Curiosidade: o único arcanjo que nao termina em "el" se rebelou. coincidencia?

Anônimo disse...

Desconsiderando toda essa discussão acima, que se remete a fanatismo religioso, vamos ao que eu acho do livro, literariamente falando.

Quando o quesito é criatividade, Eduardo Spohr superou muita gente! O modo como ele recriou a mitologia judaico-cristã, independente do fato de haver heresias (e, religiosamente falando, há muitas)... enfim, o modo como ele recriou tudo foi magistral. A história é redonda, o misto com evolução se encaixa perfeitamente ao enredo do livro, a saga no Ablon NO PRESENTE é empolgante e suas aventuras NO PASSADO são até interessantes.

Mas o livro não é bom. Na verdade é beeeeem ruinzinho.
Numa análise mito-histórica, qualquer um que conheça livros épicos ou já tenha lido sagas de heróis mitológicos, como Sigfried (nórdico), Teseu (grego), Arjuna (hindú) etc., sabe muito bem que Ablon é um personagem extremamente pobre e sem evolução.
Já numa análise que leve em consideração o estilo thriller da obra, eis mais um ponto negativo (e muito negativo): Spohr não sabe criar suspense ou expectativa no leitor. Não existem surpresas, apenas tentativas maçantes de se criar certo suspense, mas totalmente nulas.
Outro ponto fraquíssimo é a insistência em fazer de seu texto um jogo de RPG. Literatura não é história em quadrinho. Dar nomes aos golpes funciona muito bem numa história dos Cavaleiros do Zodíaco, mas é ridículo num romance que tenta ser profundo e pensante.
E o final? O final é ridículo! Não há redenção, não há evolução... sequer há uma vitória! A palavra Apocalipse significa "recomeço", "renovação". Mas o que se vê no livro de Spohr é "anulação". O Apocalipse anula tudo o que já havia acontecido e daí nada acontece. O mundo acabou, mas aí basta voltar no tempo e viver mais um pouco antes do Apocalipse acontecer novamente.

O livro é criativamente rico, mas criatividade por si só não é nada. É tão mal escrito que anula toda as qualidades da criatividade. Não vale toda essa idolatração.

E, na boa, se não fosse a capacidade de formação de opinião da equipe Jovem Nerd, se não fosse a influências que eles têm sobre o público jovem de hoje, que consome esse tipo de produto, A Batalha do Apocalipse não teria um terço da fama que tem hoje. Talvez nem mesmo tivesse sido publicada por alguma editora e teria ficado apenas na publicação independente original.

Anônimo disse...

O ARCANJO MIGUEL era o PADROEIRO (PROTETOR) do povo ISRAELITA,mas depois passou a ser o PADROEIRO do CRISTIANISMO e da IGREJA CATÓLICA,pelo fato do povo JUDEU negar o MESSIAS.Eu sou devota de São Miguel Arcanjo,eu estava pesquisando sobre este Arcanjo,só que eu tive que ir na casa de minha tia EVANGÉLICA pra lhe pagar um dinheiro,quando entrei na sala dei de cara com este LIVRO HEREGE e perguntei a tia:"Onde a senhora comprou?" ela respondeu:"foi o PASTOR que me emprestou,nossa! tem cada anjo RUIM"! Levei o livro pra casa e li,mas comecei a estranhar porque FALAVA MAL de MIGUEL,MARIA,PURGATÓRIO,
DEUS,um festival de HERESIAS! devolvi o livro a ela e disse:"Tia esse livro fala que Miguel é mau! ela inocente acreditou que o Pastor estava lhe abrindo os olhos contra a igreja católica.Agora me diz:se a igreja não é perseguida por satanás?claro que sim!

Só porque eu pesquisava sobre um anjo bom,me veio este livro HORROROSO!
Livro infantil mas com MÁS INTENSÕES!
Deixo aqui meu testemunho:2 Pastores da Batista tirava sarro dos católicos e dizia que pedir proteção de Miguel era heresia,um dia estavam indo pregar e no meio da estrada viram um anjo com roupas de soldado e uma espada na mão sobre uma luz forte,ficaram com medo e o anjo perguntou?"onde vcs vão? pregar a palavra,e perguntaram ao anjo:"quem é vc?" Eu sou o INVICTUS GENERAL,QUEM COMO DEUS,ARCANJO MIGUEL"a partir daquele dia contaram seus testemunho a igreja.

+Muqui disse...

KK QUE RIDICULO O ANONIMO Aê KKKKKK

+Muqui disse...

Então a as igrejas evangelicas sao donas da verdade kkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Também sou Cristão, mas li o livro entendo que é apenas uma Ficção... Gabriel não é um Arcanjo e sim um Anjo. Aliás o único Arcanjo mensionado na biblia sagrada é Miguel. Esta na bíblia... Lúcifer não é um Arcanjo mas era um Querubim ungido , o único ser angelico aliás, que a biblBí diz que era Ungido.
De qualquer forma achei muito interessante a leitura , Mas entendendo que é apenas uma Ficção.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.