segunda-feira, 13 de junho de 2011

TOP MAX! 15 Amores de Séries Tokusatsu!

por
Corto de Malta

Em homenagem ao Dia dos Namorados (que foi ontem mas hoje é dia de Santo Antônio então ainda tá valendo) aqui vai um Top com histórias de amor desses heróis que não passavam a vida só enfrentando monstros com armas laser, enquanto executavam coreografias de luta e pilotavam naves e robôs ou se transformavam em gigantes:

15 - Companheiros de Aventuras


Spielvan e Diana eram duas crianças que foram os únicos sobreviventes da destruição do planeta Clean. Hibernando numa nave rumo a um planeta habitável eles acabam vindo parar na Terra já adultos aonde reencontram seus algozes, o Império Water, tentando repetir aqui a destruição causada no seu planeta natal. Spielvan usa a tecnologia para se vingar de Water e salvar a Terra e, diferente de todos os Metal Hero feitos até então (Gaban, Sharivan, Sheider e Jaspion), o herói recebia a ajuda direta de Lady Diana que não se contentava em ser só uma assistente e também vestia uma armadura pra entrar em combate.

Era notável a devoção de Diana por Spielvan mesmo quando o pai dele, transformado no vilão Dr. Bio, transformou a irmã de Spielvan na guerreira homicida Herbaira que quase matou a "cunhada". Curiosamente, ouvi falar que os atores Hiroshi Watari e Makoto Sumikawa eram recém-casados quando estrelaram o seriado, mas anos depois se separaram.





14 - Quem Vê Cara, Não Vê Coração


Kazuo era só um menino do interior que contava os dias pra rever a garota Sayuri, que sempre passava férias na sua cidade. Só que ele acaba esbarrando nos planos do Império Subterrâneo Tube e é transformado pelo monstro Liudogla numa pequena criatura monstruosa. Nem sua família e nem os Maskman percebem que o monstrinho era na verdade um menino numa situação desesperadora. A única que acaba percebendo que existe um coração humano por trás daquela aparência monstruosa é justamente Sayuri.

Geralmente episódios de toukusatsu estrelados por crianças costumam ser irritantes, mas esse capítulo de Maskman é uma singela excessão mostrando uma fábula onde o primeiro amor está além das aparências.





13 - Um Alien de Família


Gata era um dos asseclas do Sr. Bazoo que, assim como os demais, trabalhava pra ele na esperança de um dia poder reencontrar seus entes queridos na sua estrela natal. Sua esposa Zôlli decide ajudá-lo enganando os Changeman, mas falha e é punida. Arrependida ela volta a pedir socorro aos heróis pelo filho Wallage que estava com saudades do pai e se revolta ao descobrir que ele é um vilão. Sofrendo com essa rejeição Gata decide se rebelar contra seus aliados do Império Gozma quando descobre através de Nana que Zôlli vai dar a luz uma menina nos escombros de uma igreja e os Changeman acabam dando refúgio a toda a família.

A saga do casal Gata e Zôlli em meio a guerra entre Gozma e os Changeman foi um dos pontos mais interessantes da série, que foi feliz em mostrar uma família de extraterrestres que só queria ficar em paz para criar seus filhos, nada diferente de qualquer família humana.





12 - No Amor e na Guerra


Kazumi era uma jovem que vivia como fugitiva ao lado do pai, um desertor do Clã dos Kaminin que busca a ajuda da Família Yamachi e termina caindo também na mira de seus rivais, a Família de Feiticeiros. Oruha era o executor encarregado pelos Kaminin de eliminar os traidores. Só que Kazumi e Oruha se apaixonam, mas ele está disposto a seguir o seu dever até o fim. O pai de Kazumi então dá uma lição em Oruha quando este é traído pelos Feiticeiros, sacrificando-se para salvar a vida do inimigo. Oruha recebe uma segunda chance de Jiraya e resolve viver isolado numa fazenda ao lado de Kazumi.

Oruha viveu praticamente uma saga dentro da saga de Jiraya na série homônima. Infelizmente, seu desfecho foi trágico quando o paradeiro do casal fugitivo foi descoberto pelos Feiticeiros. Morgana sequestra Kazumi e chantageia Oruga forçando-o a matar Jiraya. Mesmo num dilema mortal, Oruha consegue salvar o amigo da emboscada e fugir com Kazumi, mas não sabia que a essa altura os Feiticeiros já tinham entregue sua cabeça para o Líder dos Kaminin que os ataca impiedosamente.

Após se livrar das armadilhas de Morgana, Jiraya parte pra cima do vilão quando ele daria o golpe fatal em seus amigos e o destrói, mas o casal morre devido aos ferimentos. Atendendo a uma oração do herói, o gigantesco Deus Jiray conduz Oruha e Kazumi ao Céu onde poderiam viver seu amor em paz.





11 - A Bela e a Fera


Um monstro pode amar? Esse era o tema do episódio A Canção do Amor de Maskman quando o monstro Grondogla se transforma em um homem e adota a identidade humana de Ikari para seduzir a romântica Keiko/Pinky Mask e assim matar seus companheiros. Porém, ele termina se apaixonando perdidamente pela heroína. Ainda que tentando lutar contra sua natureza maligna para poupar pelo menos a vida da amada e viver com ela no mundo iluminado da superfície, ele não tem escolha pois estava sob controle da escuridão do Império Subterrâneo Tube.

A trama chamava atenção pelo contraste de fazerem aquela que é considerada por muitos a mais bela atriz dos tokusatsu se apaixonar por uma criatura cuja verdadeira face era caprichadamente grotesca.





10 - Amor Bandido


Bem no dia em que Go/Blue Flash decide dar uma volta de moto ele arruma briga com a rebelde sem causa Yuki e sua gangue de motoqueiras ao mesmo tempo em que Nefer cisma de dar um fim no herói. Mesmo sem querer Go acaba envolvendo Yuki numa perseguição frenética comandada por Nefer. Após muita correria, Yuki acaba se apaixonando depois que Go salva sua vida, mas é sequestrada por Nefer para o Cruzador Imperial Mez pra atraí-lo pra uma cilada. E, mesmo sabendo disso, ele atrás vai pois já está louco pela garota.

Um dos melhores episódios de Flashman, O Sonho de Go tem a qualidade de transformar uma premissa de comédia romântica num capítulo de ação desenfrada, onde a vilã Nefer inferniza o pobre Go que se encanta por uma motoqueira metida a marginal e faz de tudo pra salvá-la. Destaque para o inesperado final da história quando Go descobre a verdade sobre Yuki.







9 - A Princesa e o Ninja!



Quando uma Princesa órfã chamada Mayra abdica do seu trono num país árabe para democratizar a nação, tornando-se embaixatriz do seu povo em uma viagem diplomática ao Japão, a Família dos Feiticeiros é contratada por seu ganancioso tio Abdab para matá-la visando assim se apoderar dos poços de petróleo da região. Para despistá-los, a irmã de Jiraya, Emiha, usa da arte ninja para substituir a embaixatriz no hotel copiando as feições de seu rosto e de sua criada, enquanto o herói esconde a verdadeira na cidade de Tóquio.

O que ninguém esperava, nem mesmo Jiraya, era que Mayra o levasse para um passeio que havia sido feito por sua falecida mãe na mesma cidade no passado quando ela ganhou um medalhão do primeiro namorado, e que ficou pra filha como última recordação. Nasce assim um sentimento especial entre a princesa de um país longínquo e o sucessor de Togakuri.  A grande sacada do episódio O Anjo da Paz, claramente inspirado no filme A Princesa e o Plebeu, é mostrar que Toha, mesmo com toda a responsabilidade que carregava por ser da linhagem do primeiro Jiraya, ainda era um jovem como outro qualquer.

E foi como um jovem como outro qualquer que ele termina o capítulo com o olhar desiludido ao perceber tarde demais que também ficou balançado com Mayra que, mesmo não sendo uma ninja como as outras garotas da série, conseguiu mexer mais com o coração do herói ao deixar-lhe de presente seu bem mais valioso: o velho medalhão de sua mãe.







8 - A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê


Quando Tsurugi/Change Dragon era criança ele conheceu uma misteriosa menina chamada Ayra que era perseguida por outras crianças por ter roubado um caqui e a protegeu, despertando assim um sentimento que levou Ayra, na verdade uma extraterrestre, a retornar ao planeta Terra anos depois somente para reencontrá-lo. O que ela desconhecia é que estava entrando numa armadilha arquitetada pelo Império Gozma.

Em troca de assumir uma aparência humana Ayra entrega ao monstro Daroz o espectro solar que lhe dá o poder de prender Tsurugi dentro do Change Protec, a sua roupa de luta como Change Dragon. Além de não ser reconhecido por Ayra estando com a aparência de Dragon, o casal é encurralado por todos os seus inimigos, Daroz, Rainha Ahames, Buba e Giluke, enquanto Tsurugi enfrenta o dilema de ver seu corpo sucumbir de cansaço, fome e sede se não sair logo do traje de combate.

Um dos capítulos mais marcantes de Changeman, a dramática história do herói preso dentro do próprio uniforme enquanto reencontra o amor da sua infância é bem acima da média dos capítulos da série, além de ser uma grande metáfora contra o racismo. Não é por acaso que Ayra tinha uma aparência indígena e tinha vergonha das cores que marcavam sua pele. Ironicamente ela acaba quase não reencontrando Tsurugi exatamente por se preocupar demais com a aparência dele, mas a cena em que ela finalmente o reconhece quando ele repete o mesmo gesto da flor de quando eles eram crianças é sensacional na sua simplicidade e singeleza.





7 - Um Romance de Futuro


Takeda/Júpiter era o mais diferente dos Cybecops, além do mais poderoso. Encontrado numa noite de tempestade com amnésia e vestindo a unidade Cyber foi integrado e aceito a duras penas na equipe, mas acabou conquistando todos, principalmente a bela Tomoko. Quando as memórias de Takeda envolvendo um atentado na Torre Babyllon com várias mortes começam a vir a tona atormentando o herói é Tomoko quem mais apóia ele.

Até mesmo quando o misterioso Lúcifer surge revelando que ambos eram viajantes do tempo e Takeda, ou melhor, Z-226, era um traidor e assassino, Tomoko continua acreditando nele e impede um ataque suicida do amargurado Júpiter, possibilitando assim que ele recupere a memória e conte a Lucifer que o verdadeiro traidor e culpado do atentado na Torre Babyllon era o terceiro viajante do tempo, o Barão Kageyama, líder da DESTRAP, que queria implantar no presente o mesmo império das máquinas que governava o futuro.

Ainda que vivessem se estranhando, era inegável o amor incondicional entre Tomoko e Takeda, ainda que ele sempre a afastasse dela com medo do seu passado (ou futuro) como no hilariante episódio em que ele usa um ponto eletrônico pra ajudar um ex-namorado a se declarar pra ela. Mas no fim não teve jeito, e Takeda decidiu levar a Tomoko para o futuro para combater as máquinas com ele no final dessa trama, fortemente inspirada no Exterminador do Futuro.

Tomoko era definitivamente o ponto de apoio principal dele e de seus companheiros. Uma curiosidade é que o dublador do herói era Orlando Viggiani, cuja voz imortalizou outro célebre viajante do tempo: Marty MacFly do filme De Volta Para o Futuro.







6 - Paixão Proibida


Takeo era um piloto de corridas, que na verdade fazia parte da equipe Maskman sob a identidade de Red Mask, defendendo a Terra dos invasores. Takeo se apaixona por Miho, que na verdade era a Princesa Ian do Império Subterrâneo Tube, enviada para espionar o povo da superfície antes da invasão. Só que Ian corresponde aos sentimentos de Takeo e o avisa da invasão dos inimigos para desgosto de sua irmã, Princesa Igan e do Cavaleiro Ladrão Kiroz, que a desejava.

Como punição por sua rebeldia, o Rei Zeba a mantém aprisionada num enorme bloco de gelo nas profundezas do Império. Começa aí a longa, porém incansável, jornada de Takeo para resgatar sua amada. Eu sabia que era impossível fazer esse top sem citar a história de amor de Takeo com a Princesa Ian, afinal é o único caso em que eu me lembro que o romance entre os personagens foi claramente o foco principal de uma série tokusatsu.

A abnegação do herói passando a história inteira tentando libertar a namorada era comovente. Quem não lembra do episódio em que tentam enganá-lo com uma sósia e falham pois ninguém conseguiria reproduzir a paixão da vida do protagonista? Infelizmente, mesmo depois de tudo o que passaram para derrotar Zeba e de conseguir salvar Ian, Takeo e ela terminam a história separados em nome de um bem maior.







5 - Ter Amado e Ter Perdido...


Trágico é uma palavra que poderia resumir bem a relação entre Hideki Goh e Akiko Kanata na série O Regresso de Ultraman, talvez a atração mais popular da Família Ultra no Brasil. Pois começa com a morte dele e termina com a dela. Tudo quando ele morre para salvar uma criança do ataque de um monstro marinho combatido por Ultraman Jack que, para ressucitá-lo, entrega a sua vida para o humano. Assim Goh renasce podendo se transformar em Ultraman Jack, que ainda vive dentro do seu subconsciente. Mas isso significa também herdar a responsabilidade de proteger a Terra de monstros e invasores.

Alguns piores do que os outros, como Os Poderosos do Espaço que bolam um plano terrível: atacar o coração do herói raptando sua namorada, Akiko. Seu irmão mais velho Ken, melhor amigo do herói, tenta impedir e morre atropelado. Desesperada ela tenta uma escapar, mas fica presa e é arrastada até a morte na rua. Após toda essa brutalidade, um Goh transtornado vai pra uma vingança desesperada, mas cai numa armadilha, é dominado e crucificado de cabeça pra baixo fato que já havia ocorrido com seu antecessor Ultra Seven. Apenas a interferência providencial de Seven e do Ultraman original conseguem salvá-lo e proporcionar finalmente sua chance de vingança.

Depois desses episódios que entraram pra história da Televisão, Ultraman Morre ao Entardecer e Quando Brilha a Estrela de Ultra, cabe a Goh cuidar do irmão mais novo de Akiko, Giro, que ficou sozinho no mundo. O que torna ainda mais dramático o final da série quando Ultraman Jack é obrigado a voltar a Nebulosa M-78 para ajudar seus irmãos deixando na Terra o menino que era o ultimo membro vivo de sua família terráquea.










4 - Traídos Pelo Desejo


Akira/Marte era o líder dos Cybercops e por isso mesmo o mais careta e correto do grupo. Por isso surpreendeu a todos que acabasse caindo de amores justamente pela vilã Luna, que se uniu ao Barão Kageyama porque queria vingança dos Cybercops por terem matado seu irmão Einstein. O herói a conheceu quando estava disfarçada e em seguida lamentou profundamente quando ela simulou sua morte.

A partir daí, Akira mexeu com os sentimentos que Luna não sabia que tinha, mas ele a rejeita quando descobre que foi enganado. Porém, as coisas não eram exatamente como pareciam. Nos capítulos finais do seriado, o Barão Kageyama revela que Luna, assim como Einstein e todos os cientistas da DESTRAP eram na verdade andróides criados por ele e todas as memórias que ela tinha da infância com o irmão foram implantadas no seu cérebro positrônico pelo Barão.

No entanto Luna acaba demonstrando ser mais humana que o vilão ao doar sua própria vida para salvar a de Akira e morrendo nos braços do inconsolável herói. Um casal que se formou inesperado numa história cheia de reviravoltas e surpresas fez com que Luna e Akira fossem tão marcantes que até roubaram um pouco a cena dos protagonistas, sobretudo porque seu amor teve um fim tão infeliz e marcante.


 



3 - Um Amor do Outro Mundo



Considerado por muitos como o maior herói da Nebulosa M-78, Ultra Seven e adotou uma forma humana  como disfarce mas, diferente de Ultraman e Ultraman Jack, mantece sua essência extraterrestre, apenas passando a se chamar Dan Moroboshi. No entanto, não pôde escapar de sensações muito comuns aos humanos, como o amor. Assim ele se apaixonou por sua colega do Esquadrão Ultra, a alegre Anne.

Após sofrer muito, mas sempre triunfar sobre os mais diversos inimigos, mas a um preço muito alto. No final da série o herói é alertado por seu comandante, o Seven Superior, que não deve mais se transformar por estar esgotado e isso o mataria. Nos dramáticos momentos finais, Dan revela sua identidade a sua amada Anne, se transforma e salva a terra dos monstros pela última vez, partindo em seguida para o espaço de forma melancólica.

Dan e Anne são considerados por grande parte dos fãs de tokusatsu como O casal, tamanha a química de seus personagens, mesmo que seu amor desde o príncipio fosse impossível de se realizar pois ela é uma terráquea e ele um poderoso alienígena de 40 metros que não podia ficar muito temp ona Terra. O resultado é que nas participações posteriores dos personagens no decorrer dos anos foi revelado que Anne se casou com outro homem e teve um filho chamado Dan, enquanto Ultra Seven também teve um filho da sua raça, Ultra Zero. No entanto, sempre ficou claro que eles nunca esqueceram um do outro.







2 - O Coração do Homem de Lata


Metalder era um robô criado por um cientista para a mesma aparência de seu falecido filho, a não ser quando assumia uma forma de combate metálica. Como era muito poderoso, o cientista deixa o andróide hibernando até ser necessário despertá-lo para enfrentar o vasto exército do Imperador Neroz. Inmfelizmente o cientista, Dr. Koga, morre logo após religá-lo sem explicar ao andróide algo primordial: o que significa a natureza da vida. Quem acaba ensinando essas e outras coisas pra ele é o primeiro ser humano que conhece: a linda jornalista Maya.

Enquanto vai enfretando sua legião de inimigos sozinho, Metalder assume a identidade humana de Hideki Kondo e aos poucos vai descobrindo mais e mais sobre o mistério da vida na Terra graças a Maya e a seu grande rival e amigo, Satoru. Durante grande parte da série, Metalder e Satoru disputam a atenção e o coração de Maya, mas o tom sério e sombrio da história já deixavam antever que Maya jamais terminaria a trama ao lado de seu querido e melancólico Hideki Kondo (por mais que o público quisesse isso), pois ele não só era uma máquina, mas também uma arma.

Por isso, após finalmente vencer Neroz, e para que a bomba armada dentro de si não explodisse Metalder pede a um desconsolado Satoru que o mate para poupar a vida de outros. Assim Hideki Kondo acaba se jogando nos braços da morte por compreender o significado do amor a vida. Nunca houve um herói como Metalder.







1 - Amor das Trevas


Um dos grande mistérios da série Flashman era quem era a enigmática Sumire. Ela surge a primeira vez no episódio A Ressurreição do Robô. Enquanto os heróis consertavam o Flash King (Se você não passou a infância na Nebulosa M-78 sabe que o robô gigante dos Flashman foi destruído em batalha), ela encontra Dan/Green Flash quando ambos são atacados por Nefer e pelos monstros do Cruzador Imperial Mez. Quando Dan pega na sua mão eles irradiam uma poderosa luz energética que espanta todos os inimigos, além de possibilitar que os dois se comuniquem por telepatia.

Aparentemente nem a própria Sumire sabe explicar o porquê disso e ela some várias vezes até ir embora de vez no fim do episódio, deixando um estranho sentimento dentro do herói. Seria Sumire a irmã desaparecida de Dan? Seriam ela a reencarnação de algum amor do passado? Seria mais armadilha ardilosa do Monarca La Deus, Kaura ou Dr. Kéflen? Os produtores seguraram a resposta por longos episódios até um capítulo inteiro, chocante pra época, ir ao ar totalmente dedicado ao casal: Amor das Trevas.

Enfim, após reencontrar a garota dos seus sonhos, Dan segue a pista de Sumire e descobre a verdade: Sumire havia morrido muitos anos antes e era um espírito o que ele estava vendo. Quando ela era pequena sua mãe lhe deu um pedaço de meteorito como amuleto, meteorito esse que havia caído do satélite Green Star, onde Dan fora criado. Talvez o episódio mais triste da longa trajetória dramática dos Flashman na Terra, a história de Dan e Sumire mostra de um jeito bem sutil e um tanto macabro que os dois eram almas gêmeas destinados a se encontrar caso ele não tivesse sido raptado quando bebê por Kaura ou ela não tivesse morrido antes dele regressar a Terra.

Porém, o amor deles por alguns momentos conseguiu ser maior que a morte. Sem dúvida foi o mais  lírico e  melancólico caso de amor que eu já vi num tokusatsu, tornando muito difícil não ficar de olhos marejados junto com o Dan com a reviravolta final da última cena. Mais uma profunda reflexão sobre como a morte pode acabar com a vida, mas jamais acabar com o amor.







17 comentários:

CH4ROLITA disse...

Ah,eu acabei de me emocionar relembrando romances,os quais eu desejava ardentemente vivenciar quando fosse adulta...

Anônimo disse...

Cara, muito bom esses textos sobre os romances de tokusatsu!

Obrigado.

Unknown disse...

Não sou muito chegado nesse negócio de romance e normalmente essas são as partes mais chatas de uma série pra mim mas Ótimo texto. só acrescentaria aí o Bubba e a Shima. Por mais que essa relação só tenha ficado claro no fim da série(e mais por parte do Bubba).
Sei que só se focou nas séries exibidas no Brasil mas Jetman é uma série que é focada basicamente nessas histórias melosas.
Mas parabéns pelo texto.

Ps. Não consigo olhar pro Oruha sem lembrar do Jiban XD

Anônimo disse...

O Takeda era muito sortudo !

Surge uma nova opção disse...

que saudades da minha infãncia,relembrei muita coisa boa agora.sonhava em ser uma defenssora do meu planeta rssr e ter um jaspion ou um jiraya perto de mim.As músicas são lindas,que emoção!!!

Surge uma nova opção disse...

que saudades da minha infãncia,relembrei muita coisa boa agora.sonhava em ser uma defenssora do meu planeta rssr e ter um jaspion ou um jiraya perto de mim.As músicas são lindas,que emoção!!!

Anônimo disse...

eu acho que tsugugi deve muita sorte em reencontrar o seu amor de invansia.

Anônimo disse...

O TSURUGI E UM IDIOTA EM QUERER NAMORAR AQUELA COISA FEIA CHAMADA AYARA

Anônimo disse...

Me disseram que o Zangief, de Street Fighter II, Arranjou 1 namorada, que fazia iê, iẽ.

Sacola Man disse...

Mas o Ultraman Zero já tem alguns milhares de anos de idade...

Anônimo disse...

Lindo relembrar estes romances , adorei ! Gostaria que vcs publicassem sobre o romance da personagem May dos Changeman . A linda história relata que May /Changeman se apaixonou por um médico no episódio intitulado de " Toque da primavera ". Os dois se conheceram quando corriam por um parque da cidade de Tóquio . Depois de uma luta com um monstro , a changeman May volta para a base e descobre que o bonitão por quem se apaixonara é um médico oficial da Força de Segurança do Esquadrão Relâmpago . No final do episódio , May chora ao ver o médico partir . Foi uma linda história de amor , e assim é a vida , pessoas estrelas e cometas , as estrelas permanecem e os cometas estão sempre de passagem . Assim são algumas pessoas em nossas vidas , uma ficam e outras se vão . Obrigado !

Amanda Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Lima disse...

Foi tão emocionante e triste eu lembro de cybercops Akira e Luna mas eu gostava deles.Acabou que foi um casal que roubou bem á cena.

Anônimo disse...

sempre torci para que Tsurugy (change dragon) namorasse a Sayaka (change marmeid). Teve um episódio que quase rolou.

Anônimo disse...

Me disseram que o lutador de sambo da Rússia Zangief de Super Street Fighter II se apaixonou pela Rainbow Mika, outra lutadora de sambo, ele foi se declarar para ela e falou: iê, iê, iê.

Max Ricardi disse...

muito legal

Marla disse...

Só faltou o Naoto e a Perola em Jiban, e a paixão secreta da Yoko pelo Jiban, sem saber que ele era o seu colega de trabalho

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.