quarta-feira, 6 de abril de 2011

Da Prensa: Epic Mickey

Depois de criar muita expectativa nos leitores a Editora Abril lançou no final da Semana passada a Graphic Novel inspirada no jogo Epic Mickey. Valeu a espera?


No início da carreira de Walt Disney,trabalhando para o Estúdio Universal ele criou um personagem: Oswald o Coelho Sortudo.Mas os direitos sobre o personagem pertenciam à Universal e devido a algumas guerras de Ego Disney acabou ficando na mão.Ele então partiu pra "carreira Solo" e abriu seu próprio estúdio. Lá ele criou o Mickey(Não exijam muito do coitado. Afinal ele estava só no início e deslizes acontecem.Anos depois ele se redimiria com um Pato)
Enfim, Oswald continuou na Universal e foi utilizado pelo Walter Lantz. Mas até lá ele virou coadjuvante já que a obra máxima do "Tio" Lantz é um certo pássaro "De cabelo vermelho e de grande Nariz e que faz Hehehehehe hehehe"(Io no lo conosco Senõr) .
Enquanto Mickey se tornava cada vez mais popular, Oswald ia caindo no esquecimento.
O amigo Fabiano fez um post bem completo sobre o Oswald lá no Socializando ,o blog dele. Dêem uma lida.
Na história de Epic Mickey, Oswald vive na "Refugolândia", terra onde viviam os personagens de desenhos que foram esquecidos ao longo dos anos. E ele, por ser o mais antigo era o líder do lugar.
Oswald guardava ressentimento do sucesso do Rato já que ele achava que poderia ter feito ou até mais sucesso. O Coelho criou inclusive versãos robóticas(e meio deformadas) do Pateta e do Donald para acompanhá-lo.
Um dia Mickey acaba indo parar acidentalmente na Refugolândia e ele e Oswald terão de colocar as diferenças de lado para combater um mal maior.A primeira coisa que chama a atenção na edição nacional de Epic Mickey é o acabamento gráfico.Com um formato grande e 130 páginas,a edição traz ainda os prólogos da história principal e uma seção com textos informativos sobre o Oswald e outros personagens.Além de curiosidades sobre o jogo e a história.
Falando em curiosidade: Comprei minha edição no dia 25 de Março.Olhem a data que está no calendário na hora que o mickey atravessa o espelho.Ok, não mudou nada na vida de vocês saberem isso né?
Os desenhos do Fábio Celoni e do Paolo Mottura são uma show à parte. dá pra ficar horas só admirando cada quadrinhos.
Se na parte gráfica não há o que se reclamar é na história em si que o Rato torce o rabo.
A começar pelo 6 prólogos que são chatos ao extremos. Demorei uns 3 dias pra terminá-los.Por eles dá pra entender o porquê o Oswald passou tanto tempo no limbo.Então depois de 50 páginas de tortura chegamos à história principal.Mas sabem aquela história de que quando não temos nada,metade é o dobro?
A história principal é uma grande homenagem aos desenhos clássicos. Principalmente os da década de 20 e 30. Se olharmos pela Refugolândia veremos vários personagens conhecidos misturados à multidão.
Sobre a história, ela começa exatamente como o jogo. Se pegarem o vídeo de abertura do game(e que vou colocar lá no fim do post) e forem lendo a revista,é como se fosse uma legenda já que até as palavras usadas são as mesmas. Ou o tradutor traduziu pelo jogo ou realmente Peter David resolveu transcrever tudo.
Não esperem muita coisa do roteiro. Chega a ser bem bobinho em certas partes.Como disse o Leo, um amigo lá do Fórum Projeto Inducks : É daquelas histórias que sabemos como vai acabar antes mesmo de começar a ler.Devo deixar claro que não joguei o jogo Epic Mickey mas claramente algumas passagens da história remetem às "fases"(Sim! Eu sou velho) do jogo e até por isso não se aprofundam mais nesses detalhes e isso eu até entendo. Agora qual o problema da Disney com corações??? Essa besteira sentimental é um dos fatores que me levam a nunca ter conseguido jogar o ótimo Kingdom Hearts e aqui em Epic Mickey isso se repete.Não sei se é porque sou insensível demais mas esses sentimentalismo acaba me afastando. Em compensação adorei a versão deformada do Mancha Negra. Na verdade não tenho certeza se é "O" Mancha Negra ou uma Mancha Negra qualquer, mesmo assim ficou assustador.
Mas no final a qualidade gráfica de Epic Mickey acaba compensando a compra.Segundo o Blog do Planeta Gibi o Brasil é o único País onde foi publicada a história juntamente com seus previews e textos informativos. Uma edição imperdível para colecionadores.
Pra finalizar a revista merece seu título: Tem uma parte gráfica épica e não deixa dúvidas que é uma história do Mickey.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.